Pare o envelhecimento prematuro da sua pele

Tomar medidas internamente e externamente é a melhor maneira de combater os danos que os radicais livres exercem na nossa pele. Deixe-nos dizer-lhe como pode fazê-lo da maneira mais simples possível.

O envelhecimento prematuro da pele é muito mais fácil de prevenir do que inverter. Além da inevitável passagem do tempo, sobre a qual há pouco que podemos fazer, há outro tipo de envelhecimento – envelhecimento prematurocausado por fatores externos que podem ser evitados ou pelo menos minimizados.

Estamos a falar do resultado de maus hábitos de vida e outros fatores externos que afetam e prejudicam a qualidade da sua pele. Se pudermos entender completamente como este processo funciona, estaremos melhor equipadas para combatê-lo. Para colocar em termos simples, basta saber que a pele é composta por duas camadas: a derme e a epiderme, e ambos perdem até 20% do seu volume devido a fatores externos. Esta perda provoca o envelhecimento prematuro que está a tentar evitar.

No entanto, não é um problema só de mulheres. De acordo com o State of Men Study, oito em cada dez homens passam pelos mesmos tratamentos de beleza que as mulheres – porque todos se preocupam com o aparecimento destes primeiros sinais de envelhecimento. Portanto, além de cremes, tem que beber muita água, consumir alimentos ricos em antioxidantes e sim, tentar minimizar o seu nível de stress – a doença do século XXI que não é específica de um género.

Proteção contra a exposição solar

O sol é a principal causa do envelhecimento da nossa pele, podendo causar até 90% deste processo. Embora possamos não percebê-lo, é mesmo um risco até mesmo no inverno.

Usar creme todas as manhãs é uma parte indispensável da sua rotina diária. Ainda mais indispensável quando fornece proteção solar. Ao escolher um creme, além de encontrar um que ofereça características que procura (como dar alguma cor à sua pele, hidratação, corrigir imperfeições, etc.), o seu objetivo fundamental deve ser a proteção – ainda mais no verão. Além disso, o seu rosto é uma das áreas mais sensíveis do seu corpo. Isto significa que o nível de proteção deve ser o máximo: um com FPS 50 é altamente recomendado. Certifique-se que o aplica ao sair de casa.

Uma dieta rica em antioxidantes

Maus hábitos alimentares são conhecidos por levar à produção de radicais livres, acelerando o envelhecimento do seu corpo em geral. Remover alimentos inadequados e substituí-los por antioxidantes ajudarão a abrandar este processo.

Lembre-se que a sua pele é o órgão mais extenso do seu corpo – algo que deve ter em mente quando come. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes ajudam a prevenir os danos oxidativos causados por radicais livres que já estão no ambiente. Frutas, vegetais, legumes, nozes e ácidos gordos de ómega 3 (como salmão ou óleo de peixe) podem-se tornar os seus melhores aliados para a luta contra o envelhecimento.

Dormir bem significa um descanso para a sua pele também

O sono é um elemento fundamental para manter a pele em boas condições. Enquanto está a dormir, as células saudáveis são rejuvenescidas.

Precisamente por causa dessa regeneração, as horas que gasta na cama a descansar são geralmente o momento perfeito para usar os melhores produtos para a sua pele em termos de tratamentos de beleza e rotinas. Procure um creme com uma textura agradável que ajude a reduzir os poros e melhorar a clareza e a textura da sua pele. Aplique duas ou três vezes por semana será suficiente.

Outra opção, boa para si e para o seu namorado – que está tão preocupado quanto você – é fazer uma daquelas máscaras usadas e ensinadas pela sua avó: caseira e económica. O melhor exfoliante, por exemplo, é feito com três colheres de sopa de água quente e uma de açúcar. Ou o mais rejuvenescedor: uma colher de mel, o sumo de um limão e folhas de hortelã esmagadas.

Limitar os efeitos de poluição

Além do sol, a poluição é um dos agentes mais nocivos para a sua pele. É por isso que é muito importante ter um bom kit de higiene com produtos que protegem e hidratem a pele e, é claro, corrigir e repará-la. Exfolie a sua pele para remover todas as células mortas e os efeitos da poluição. Deve tornar este passo numa rotina semanal obrigatória.

As opções para isso são variadas, mas uma das mais fáceis de usar são os discos esfoliantes que já estão embebidos com a solução. Os discos têm benefícios adicionais pois ajudam a reduzir o aspeto dos poros e melhora a aparência da sua pele.

Combata stress

Ao estar sempre estar em movimento e sentir que não tem tempo para nada reduz a capacidade do seu corpo de funcionar corretamente. Muitos de nós não percebemos que quanto mais estamos sobrecarregadas com o ritmo diário que mantemos a cada dia, mais propensos estamos a envelhecer prematuramente, e não apenas em relação à nossa pele. Use um soro enriquecido com vitaminas que trará todo o brilho de volta à sua pele que perdeu por causa da fadiga. Máscaras durante a noite também são uma ótima opção para ajudar a penetração de água na pele. No entanto, é importante tentar organizar-se, pensar sempre positivamente e colocar as coisas em perspetiva. Apressar as coisas poderá ajudá-la a chegar aos seus objetivos mais cedo, mas é mais saudável aproveitar a viagem!