Mantenha as imperfeições da sua pele sobre controlo

Não se deixe enganar. Não precisa de ter uma pele “rebelde” ou ser como uma adolescente que sofre com as mais temidas imperfeições cutâneas e, infelizmente, mais típicas. Acne, pontos negros, borbulhas e outras manchas… Fazem-lhe lembrar algo? A boa notícia é que, com o cuidado adequado de pele, é possível minimizar todos estes problemas e obter um “efeito porcelana” na sua pele sem usar o Photoshop. Está pronta para mostrar uma pele lisa e livre de imperfeições?

Acne (sim, lamentamos que possa reaparecer até mesmo depois dos 40), a passagem do tempo, condições ambientais, alimentação, stress… Tudo afeta a nossa pele! Por isso é que é importante conhecê-la, estimá-la e acima de tudo, cuidar dela. Ter um rosto livre de problemas na pele é possível, mas é preciso possuir as melhores armas e lutar com perseverança. Está pronta para a guerra contra imperfeições?

O campo de batalha: conheça o seu inimigo

O mais importante a reter é saber como funciona a sua pele e compreender que tipo de problemas costuma ter. Ter borbulhas não é o mesmo que sofrer de acne ou de pontos negros. Cada um tem características muito distintas.

A acne, mais comum em pele oleosa, é conhecida pelo aparecimento de manchas. É normal que esteja sempre a combatê-la, especialmente na cara, apesar de poder aparecer noutras áreas do corpo. Ainda que comece na puberdade (coincidindo com o desenvolvimento e mudança das hormonas), esta pode persistir mesmo na vida adulta. Normalmente as mudanças hormonais podem ocorrer, dietas desequilibradas, medicação, poluição ambiental ou o stress podem causar uma recaída, causando grandes crises já em adulto.

Borbulhas, por outro lado, são aqueles pequenos pontos brancos que aparecem na pele geralmente por causa de um poro entupido, devido à acumulação de sebo, células mortas ou germes.

Infelizmente, sabemos perfeitamente que elas podem aparecer em qualquer momento (inoportuno) e ninguém (e nenhum tipo de pele) está imune (especialmente se tem um evento importante do género “o encontro da sua vida” ou, se tiver muito má sorte, o seu casamento).

Os pontos negros, como as borbulhas, aparecem quando temos células mortas, em conjunto com a acumulação de sebo nos poros, e em contacto com o a poluição ambiental. É por isto que os pontos negros desenvolvem essa cor que lhes dá, o tão conhecido e temido nome que nos provoca tantas dores de cabeça. Normalmente, são desenvolvidos na zona do nariz, embora algumas pessoas também possam se queixar do aparecimento destes pontos no queixo e testa. Além disso, eles parecem ser impossíveis de eliminar por completo… Há sempre alguns teimosos que prevalecem!

Para lutar contra todas estas questões com uma boa taxa de sucesso e prevenir o aparecimento de mais, é essencial ter em conta o tipo de pele e escolher os produtos dermocosméticos adequados para incorporar na sua rotina de cuidados com a pele.

Uma luta diária: prevenir imperfeições com os seus melhores aliados

Para atacar os problemas regulares da sua pele com determinação, a chave é seguir uma rotina de cuidados com a pele que, se fizer de forma consistente e séria, melhorará a sua pele consideravelmente… E, o melhor de tudo é que pode ser feito num curto espaço de tempo e na sua sua própria casa!

Limpe a sua pele:

Tanto no início como no fim do dia, é essencial limpar a sua pele para retirar a sujidade acumulada e eliminar células mortas, toxinas, possíveis resíduos de maquilhagem… tudo o que fica na sua pele e nos seus poros! Manter a pele limpa também facilita à sua oxigenação e evita o entupimento que pode saturar os poros.

Se tem pele oleosa, com propensão a acne ou com borbulhas e/ou manchas, use um bom produto de limpeza facial para ajudar a limpar a borbulha e evitar novos surtos. Este tipo de produto, além de promover o controlo do excesso de óleo, mantém a sua pele limpa e saudável.

Exfolie a sua pele:

Este passo é essencial para tornar a sua pele fresca, limpa e saudável. Mas cuidado com exfoliantes agressivos, pois podem irritar a sua pele! Escolha um produto adequado ao tipo de pele e se for propenso a pele oleosa, escolha um formulado expressamente para este problema.

Não faça nada sem um hidratante:

Uma tarefa que não deve faltar na sua rotina de cuidados é hidratar a sua pele todas as manhãs. Escolha um creme de correção diário que controle o óleo em excesso da sua pele. Além de ajudá-la a reduzir o tamanho dos seus poros, hidrata o rosto, facilitando a correção e prevenção das rugas e até mesmo o tom da pele.

Use um adstringente, todos os dias:

Este é outro passo importante se quiser deixar de ter pontos negros e outras imperfeições. Adstringente é um produto que não só ajuda a eliminar a maioria destas imperfeições do nariz, mas também evita que eles apareçam novamente. Ao aplicar diariamente adstringentes, está a ajudar a eliminar o excesso de óleo, sujidade e outras impurezas – uma rotina que, tendo ou não manchas de momento, a sua pele agradecerá!

Máscaras:

As máscaras encontram-se nesta lista de produtos de alta necessidade (e eficácia) para atacar e camuflar estes problemas comuns. Ingredientes como retinol, ácidos glicólicos e salicílicos, que exfoliam e reduzem a inflamação causada por problemas como a acne, são a realeza de uma boa rotina para alcançar uma pele saudável. Algumas das melhores opções?

Uma máscara negra mineral de argila: um ingrediente que absorve, de forma eficiente, a gordura, deixando a pele limpa e suave.

Ou a mais recente inovação no mercado para limpar completamente os poros: uma máscara profissional, que se coloca líquida mas só é removida quando estiver seca. Remove a sujidade e o óleo acumulado nos poros da pele instantaneamente. Aplicada uma ou duas vezes por semana, uma máscara é o melhor tratamento de pele para fazer em casa, como se fosse um profissional.

Ingredientes naturais bem perto de si:

Como pode ver, com pouco de esforço, uma rotina e os produtos certos, manter a acne à distância pode ser bastante simples. Mesmo se preferir produtos naturais e gostar de fazer os seus próprios cremes e/ou máscaras, é fácil! Embora os resultados possam demorar um pouco mais, os remédios caseiros, como um creme de aloé vera ou uma simples máscara de mel e iogurte, podem ajudar a sua pele a ficar livre de imperfeições.

Creme aloé vera caseiro:

  • 1 colher de sumo de aloé vera.
  • 3 colheres de gel de aloé vera (extraído de plantas ou engarrafado e 99,9% puro)
  • 5 gotas de água de rosa.

Antes da batalha: “Pele sã num corpo são”

Lembre-se que, stress, poluição, produtos de beleza inadequados, má nutrição, e até a sua própria genética são fatores que favorecem a aparecimento da acne e imperfeições na sua cara. Portanto, não se esqueça de incluir as seguintes regras “anti-imperfeições” na sua rotina de cuidados com a pele:

  • Aplique protetor solar todos os dias. Faça chuva ou faça sol.
  • Boa alimentação
  • Hidratação (dentro e fora), Isto é FUNDAMENTAL
  • Exercício
  • Durma bem
  • Elimine o stress
  • Não fume
  • Não beba muito álcool
  • Tenha em atenção agressões externas
  • Tome atenção aos ingredientes da sua maquilhagem (se é hipoalergénico, ainda melhor).