Escolha o seu primário perfeito para um look natural

Por vezes exigimos demasiado da nossa base, e esperamos que a cara fique sempre impecável, bem hidratada, com muita iluminação e linhas suavizadas… e isto é trabalho para os primários. Como a própria palavra indica, os primários são os primeiros produtos a colocar. Muitas vezes esquecidos (especialmente quando estamos num frenezim e saltamos passos na rotina de beleza), um bom primário fará o seu rosto mudar num instante.

Pode estar um pouco céptica ao início sobre os primários, pois as fórmulas antigas raramente conseguiam matificar a pele e esconder os poros e deixavam uma sensação artificial. As novas fórmulas para além de combaterem os efeitos de envelhecimento, iluminam e ajudam a controlar a oleosidade, ajudam a que a maquilhagem dure mais tempo no seu rosto. Para além disso, deixam um acabamento leve e fácil de aplicar.

Se no passado olhava para os primários com desconfiança, vai ser a fã nº1. Os maquilhadores profissionais sugerem-nos para usar ‘naqueles momentos em que realmente quero um efeito de maquilhagem simples e natural’ como quando vai buscar os seus filhos à escola ou numa simples ida ao supermercado. Elas disseram-me: ‘Olhe para as fotos das celebridades ao sairem do Starbucks ou a colocarem gasolina no seu carro numa bomba de gasolina. Pensa mesmo que elas vão sem qualquer tipo de maquilhagem? Nem sempre! Se parecerem menos bem, é porque estão. Mas se parecerem ter uma pele naturalmente bonita, fresca e brilhante, é certo que estão a usar um primário!

Depois desta pequena dica, deve saber que nem todos os primários são iguais. Perceba qual é o seu tipo de rosto. Depois escolha o mais acertado para si. Vamos examinar as possibilidades.

a) Tem uma pele sem iluminação

Quando? Você é jovem mas a sua cara parece cansada e baça. Quais são os sintomas? Cara desidratada. Dias exaustivos deixam uma pele baça e desigual que a torna com um ar mais velho e normalmente arruina a sua maquilhagem. Quando é que isto acontece? Em alturas stressantes, ou depois de acabar uma relação, por exemplo. O que você precisa é uma pele bem hidratada, apagar o aspeto desigual e deixar o seu rosto luminoso como a pele de um bebé (ou quase). Os produtos ideais são texturas líquidas que pode usar debaixo da sua base para refrescar e hidratar a sua pele.

b) Tem poros abertos e linhas muito vincadas

Quando? Quando a natureza decide libertar o pior da juventude e maturidade (quero dizer, poros, oleosidade e as primeiras rugas). Isto acontece com todas as mulheres e todos os tons de pele, uma vez que a nossa tez está sempre a mudar dependendo do momento do ciclo menstrual. O que fazer? Manter a calma e escolher um primário que elimine as linhas instantaneamente, matifique (com uma fórmula não oleosa) e se misture facilmente dando um toque final leve. Como deve parecer? Lembre-se: você quer um look sem maquilhagem. Nunca aceite nada que não lhe dê um look natural e leve.

c) Quer estar perfeita o dia todo

Quando? Quando tem pele mista a oleosa, adora retocar a sua maquilhagem a cada 3 horas ou procura um resultado com acabamento translúcido e leve. O que precisa? Um primário compacto em pó que permite que o seu rosto brilhe durante horas. Deve ser um produto que dê para levar para todo o lado e todos os dias na sua mala. E, claro, uma fórmula fácil de reaplicar que providencia uma tez perfeita. E que mais? Se conseguir igualmente esconder os poros e as linhas acentuadas, é o produto perfeito.

Agora que tem estes 3 conselhos, fique com uma última dica de especialista: dê ao seu primário um minuto final de secagem antes de aplicar a base. Isto permitirá que tudo se mantenha no seu sítio.