Beleza que Faz Sentido: Conheça a Sra. Albee, a primeira Revendedora AVON

Antes mesmo de terem direito ao voto ou formas reais de independência financeira, uma mulher desafiou todas as convenções – a primeira Revendedora AVON, Persis Foster Eames Albee.

20161215-businesslessonsavonreps-1

Esta senhora de New Hampshire nasceu em 1836 e era conhecida pelo seu estilo e sensatez, qualidades que foram reconhecidas pelo fundador da AVON David H. McConnell.

McConnell convidou-a a ser a primeira vendedora da Companhia, viajando pelos Estados Unidos e o resto é história – assim nasceu a figura da Revendedora.

Quer esteja a trabalhar para subir na carreira ou seja um empreendedor que quer lançar a próxima grande ideia, todos podemos aprender qualquer coisa (ou mesmo cinco coisas) com esta super mulher.

1. Dê um salto de fé

Chamemos-lhe a primeira start-up. Em 1886, Albee correu um risco e aceitou a oferta de McConnell (que neste momento estava a mudar do negócio de venda de livros para começar o de cosméticos) para trabalhar como vendedora porta-a-porta para a empresa que ainda se chamava nessa altura California Perfume Company. “A Senhora Albee é uma das mais bem sucedidas Agentes que trabalham comigo e foi com ela que lancei as primeiras amostras no negócio da perfumaria”, escreveu McConnell em 1903. Conhecida pela sua natureza gentil a par de uma grande ambição, Albee viajava de carruagem puxada a cavalos, comboio ou mesmo a pé, oferecendo amostras a todas as pessoas com quem se cruzava.

2. Tenha um plano

A sua determinação compensou e rapidamente Albee foi convidada para fazer a gestão diária das vendas de perfume. Com toda a energia e capitalizando a crescente popularidade e procura de perfumes, expandiu as suas viagens para além de New Hampshire, até cobrir todo o Noroeste dos Estados Unidos. Seguidamente, desenvolveu um plano em que recrutava mulheres como “agentes” que vendiam produtos nos seus próprios bairros. “É assim mais que justo que lhe seja concedido o título honorário de Mãe da California Perfume Company,” escreveu McConnell.
Esta estratégia foi tão bem sucedida que se tornou numa das características mais marcantes e diferenciadoras da AVON até aos dias de hoje.

20161215-businesslessonsavonreps-2

3. Ame o que faz

Imagine isto: Uma mulher confinate e segura de si fecha uma venda e continua a andar até encontrar o cliente seguinte e fechar a venda seguinte. Albee amava o que fazia e o seu trabalho árduo recompensou a sua vida em todas as suas vertentes. Numa carta para McConnell escreveu “Sei que nenhum negócio é tão lucrativo, agradável e proporciona tanta satisfação como este”.

4. Vista-se para o sucesso

Tal como vivia, Albee não tinha receios quanto à sua roupa, ousando vestir roupas vistosas umas atrás das outras, como por exemplo vestidos cor de alfazema com muitos folhos, mangas exageradas e caudas longas. Estilosa e acostumada a viajar, ela não via qualquer motivo para não se poder “produzir” mesmo estando sempre na estrada. Em 2015, o seu estilo foi mais uma vez celebrado com o lançamento de uma Barbie® de edição especial comemorativa – Mrs. P.F.E. Albee.

20161215-businesslessonsavonreps-3

5. Espalhe o amor

O entusiasmo desta mulher era totalmente contagiante. Como primeira Revendedora, ela recrutou outras mulheres determinadas para colaborar com ela, conseguindo capacitá-las para ter iniciativa e rendimentos próprios, 34 antes das mulheres terem direito ao voto!
Ann Meany, uma das primeiras funcionárias da AVON escreveu nas suas memórias “Em 1895 ela estava perto dos 60 anos e ainda viajava, trabalhando quase a 100% sob a alçada de McConnell. Ela era filha de um pastor, muito doce e simpática e merecia um livro inteiro sobre a sua vida”.

Hoje em dia, as Revendedoras AVON continuam a tê-la – literalmente – num pedestal. Desde 1969 que a empresa oferece aos seus Revendedores de topo estatuetas de porcelana que retratam Albee, como sinal de reconhecimento pelo seu esforço e dedicação. Continua a ser algo de muito especial conquistar uma!

Em suma: a história de Albee ensina-nos que não importa se os nossos sonhos são pequenos ou grandes, devemos persegui-los. Numa época de empreendedores, talvez um pouco de ambição inspirada nesta mulher notável seja aquilo de que precisa!