As 10 melhores lições que aprendemos com a nossa mãe

Um orgulho de mãe! Ela é a nossa melhor amiga, a melhor professora, conselheira e confidente! Há tantas razões para pensar porque a sua mãe é a melhor do mundo que nem conseguimos colocá-las todas aqui. No entanto, conseguimos identificar as 10 melhores lições que uma mãe nos ensina nesta vida.

O primeiro Domingo de Maio é para ela, pois Maio é o mês das flores bonitas, cores vibrantes e de alegria contagiante. E a sua mãe merece o melhor e ainda um pouco mais! Ela é o seu forte pilar que está sempre pronta para si com o seu apoio eterno e amor incondicional. Estas lições que ela lhe foi ensinando inconscientemente, irão acompanhar a sua vida inteira. Continue a ler e verá que tem muito a agradecer-lhe.

1. Amor próprio: É verdade que ela nos ensinou a sermos respeitadoras, carinhosas e com compaixão pelos outros. No entanto, ela mostrou-nos igualmente o verdadeiro valor que nós temos! Quando pensou que já não podia mais, ela esteve sempre lá dizendo algo como: “Não pares! Tu consegues! És mais que capaz de alcançar qualquer objetivo com que te comprometas!”. Com esta nossa “personal coach” voz conseguimos animar num instante e ganhar forças e energias positivas para conseguir terminar a etapa. E claro que não vai querer desapontar a sua fã número um!

2. Apoio e amor incondicional. Ela começou a amar-nos desde a primeira vez que nos sentiu na sua barriga e a partir desse ponto nunca mais se questionou  em ajudar e dar apoio sempre que possível ou até mesmo quando impossível. Agradeça-lhe por lhe ter incutido este sentimento de amor e compromisso, pois poderá aplicar estas características importantes todos os dias da sua vida. Curiosamente, está comprovado que os filhos tendem a repetir o comportamento dos seus pais e mostram os mesmos valores que foram ensinados na sua infância ao longo das suas vidas.

3. Liberdade e independência. Quem já ouviu a mãe a dizer “Vai!”, “Faz!”, “Viaja”, “Conquista o mundo”, “O céu é o limite”? Ela sabe que uma mulher livre, determinada e independente que tem o poder de escolha na sua vida é feliz e realizada e promove esses valores em todo o lado. Portanto, uma mãe ajuda a afastar os nossos medos e encoraja-nos a crescer, estudar, viajar, experienciar novas coisas, desenvolver a nossa personalidade a nível pessoal e profissional…

4. O passado é algo antigo. Todos nós já sofremos com más experiências no passado, mas a nossa mãe esteve sempre presente para nos dizer que o tempo cura tudo e é ele que nos dará as respostas certas, como as nossas mães são sábias! Agora sabemos que o que nos fez sofrer já pertence ao passado, e não nos perturba mais… Além disso, falhar não é um erro quando aprendemos algo daí. “A vida é uma constante aprendizagem”.

5. Força emocional. Ela ensinou-lhe que não existem obstáculos que possam travar a mulher! Uma mãe é forte como tudo… Ela levanta-se e continua a lutar como um guerreiro, uma super mulher para si e para todos! Se a sua melhor professora pode, você também consegue!

6. Responsabilidade. As mães são as melhores a ensinar que cada decisão tem as suas consequências e que você está mais que preparada para elas! Mesmo sabendo que existem boas e más decisões, graças a ela tem agora a noção de que não está apenas a observar esta vida e pode criar a sua própria realidade baseando-se nas decisões que faz e no impacto que têm. Isto é o que realmente importa: relação causa-efeito!

7. A perfeição é um mito. A perfeição é uma fórmula muito infeliz, e as mães sabem-no bem! A sua mãe é a melhor pessoa para a trazer de volta à realidade quando quer que tudo na sua vida seja um mar de rosas. Ela ensinou-a a ser verdadeira consigo mesma e a permanecer realista, uma vez que coisas inesperadas podem acontecer e fogem do seu controlo, apenas lhe resta aceitá-las com bravura!

 8. Conhecimento vem com a idade. A sua mãe sabe isto melhor que ninguém! E não tente duvidar dela. Você já conhece de cor os seus avisos, “Eu bem te disse”, “perceberás quando fores mãe” ou “não há nada que faças que eu já não tenha feito” e sabe que no fundo ela tem razão! Elas já tiveram a nossa idade e já caminharam estes caminhos antes de nós; ela já tem o conhecimento e a experiência, portanto oiça-a melhor enquanto a tem para evitar cair nos mesmos erros.

9. Lealdade. As mães guardam os nossos segredos como ninguém, porque são as nossas mais leais e discretas amigas! Quando lhe diz para não contar a ninguém, você sabe que ela irá cumprir a sua palavra e ainda lhe dará conselhos para ajudar a ultrapassar um grande problema ou até algo pequeno.

10. Respeito. Dela aprendemos que todos têm uma voz e algo a dizer, portanto devemos dar-lhes a oportunidade de serem ouvidos, ainda que as suas perspetivas sejam diferentes das nossas. Graças a ela, você é uma pessoa com mente aberta, com adaptabilidade e partilha as suas ideias respeitando os outros. Em suma, a sua mãe é a melhor! Ela sabe que você é única e ama-a como você é. E você sente o mesmo por ela, mesmo que não o diga vezes suficientes. No entanto, deve pensar nisto todos os dias, e em especial neste dia. Agradeça-lhe mais do que nunca por ser o seu porto de abrigo e por lhe ter ensinado estas lições na sua vida.