Apague imperfeições fazendo uso das cores

A vida é feita de cores e quando se trata de técnicas de maquilhagem, as cores podem transformar uma tez natural imperfeita numa pele glamorosa. Todas queremos ser perfeitas no Instagram e é fácil quando  aplicamos alguns filtros nas selfies (shhhh… quem nunca fez isto?). O problema aparece quando mostramos o nosso rosto naturalmente. Ainda não existe nenhum filtro disponível na vida real (ainda não), mas não entre em pânico, temos corretores de cor em vez disso.

Se tem dado uma vista de olhos em blogs de beleza e moda já saberá que está a ocorrer todo um frenezim em torno das cores corretoras. Não é que sejam novas armas – compositores e artistas usam-nas há décadas – mas têm-se tornado quase uma obrigação hoje em dia, porque ninguém quer mostrar círculos escuros debaixo dos olhos ou vermelhidão. Se gosta de parecer radiante no Instagram, também quer manter essa magia na vida real.

O que é correção de cor?

A questão mais surpreendente é que isto não é um truque de maquilhagem, mas sim pura ciência. Na verdade, é uma das primeiras leis de Óptica: algumas cores neutralizam os seus opostos. Uma vez sabendo a explicação física, é fácil usá-los. Sempre que é necessário neutralizar, é só focar na zona problemática e colocar a cor oposta. Em seguida, misture.

Base ou correção de cor primeiro?

A vida real trabalha de forma diferente que o Instagram. Os filtros devem ser os primeiros a colocar. Noutras palavras,  primeiro corrige-se e depois coloca-se a base.

Então a base não é o suficiente?

Quando se tem grandes problemas, necessitamos de grandes soluções. É um erro de principiante tentar cobrir imperfeições com base (confessemos, todas nós já passámos por isto). Este erro torna a cara pesada e pior, incrivelmente velha. Quando temos imperfeições proeminentes como olheiras ou vermelhidão, a única maneira é neutralizar a cor indesejada ao corrigi-la primeiro.

Como fazer?

Escolhe as tua cores corretoras! Se escolher em formato stick é ainda melhor, pois a aplicação é muito mais fácil e precisa. “Pinte” sobre as imperfeições com a cor oposta. Existem três cores recorrentes para combater três problemas comuns.

Amarelo

Neutraliza áreas roxas debaixo dos olhos. Se as suas olheiras não forem excessivas, poderá optar por um corretivo normal, mas depois de uma noite exigente, deve escolher um tom amarelado. Desenhe uma linha fina e misture suavemente na pele. Tenha cuidado e evite colocar produto excessivo nesta área, pois pode realçar as linhas de expressão.

Lilás

Neutraliza meios-tons amarelados e áreas baças, fazendo-as parecer mais vivas. Isto acontece com mais frequência em peles claras do no que em peles escuras.

Verde

Combate pele vermelha. Vai adorar o resultado se a sua pele tem tendência para ter acne ou adquirir rosácea. Os lápis verdes não fazem com que as marcas desapareçam, mas escondem a parte avermelhada em torno dessas marcas. Pode utilizar e espalhar levemente ao redor das marcas avermelhadas se tiver uma pele com vermelhidão generalizada. Se tiver uma zona crítica, coloque apenas aí e pressione leve e repetidamente sobre essa zona.

Irei parecer uma palhaça?

Durante uns segundos… sim! Parece estranho (e durante o processo é ainda pior quando se olhar ao espelho). Não se preocupe, irá cobrir todo este arco-íris com base e… surpresa! A sua pele parecerá perfeita. Não precisará de mais filtros. São tão fáceis de aplicar que quando souber usá-los corretamente, nunca deixará de realizar esta técnica. O processo não demora muito tempo, é apenas um pequeno passo a mais na sua rotina de maquilhagem.