Seja feliz nas redes sociais: 6 passos para partilhar com significado

6 passos para partilhar com significado

Partilhar uma toilette maravilhosa ou gabar-se de um acontecimento em que foi bem-sucedido dá gozo mas quando está a ter uma semana pouco positiva e encontra imagens de viagens de trabalho maravilhosas, almoços glamourosos e eventos deslumbrantes da sua rede de contactos é difícil não se comparar.

Ainda assim, pode ser difícil resistir espreitar nas redes sociais. As mulheres estão online durante muito tempo — em média, 24,8 horas por mês, de acordo com um estudo — e 16,3% do tempo é gasto a navegar nas redes sociais.

Consultámos especialistas para descobrir como manter-se positiva e aprender a partilhar os seus eventos de maneira graciosa.

160407_GL_HappySocialMedia_2

1. Lembre-se: As pessoas perfeitas nas redes sociais não correspondem à vida real

Os nossos updates são apenas um reflexo dos nossos melhores dias e momentos idílicos (como mostramos acima)  — mostram um “eu aspiracional”,  como explica a Psicóloga especializada em Redes Sociais Dra. Pamela Rutledge. “Penso que o truque é lembrar-se de que ninguém tem uma vida perfeita e que as pessoas apenas partilham as coisas mais positivas”, diz Jamie Stone, fundadora e editora do blog de beleza Honestly Jamie. Kathryne Taylor, fundadora e editora do blog de receitas Cookie + Kate, diz mais “Fiquem a saber que as fotografias são normalmente ensaiadas. Falo por experiência própria, normalmente atrás da câmara está uma confusão enorme!”.

2. Defina o que é o sucesso para si

Partilhe dos momentos de felicidade alheia sem se comparar. Para Kathryne, isto significa reconhecer que os sucessos alcançados por outra blogger são excelentes mas não deixar espaço à inveja: “Aquilo que outra pessoa alcança não tem consequências para mim, porque não posso celebrar o sucesso dos outros? Apenas me comparo com a minha própria definição de sucesso.”

3. Mude a sua mentalidade

Pesquise e siga páginas e perfis que inspirem, encoragem e divirtam. Pense no que é que está a ganhar por visitar esses espaços. Segundo a Dra. Pamela, esta consciência vai alterar completamente a sua disposição e como interage com os outos.

4. Livre-se de quem a põe para baixo

A Dra. Pamela diz ainda que deve livrar-se de pessoas que partilham posts de uma forma que seja agressiva para si, “perceba que está no comando e que controla o botão de desligar”. “Se alguém é rude na vida real, afastamo-nos mas nas redes sociais esquecemo-nos de o fazer!”. Kathryne defende algo semelhante: “Eu não sigo aquilo que é 100% perfeito, há bloggers que fazem vídeos delas a correr pelo campo com vestidos brancos imaculados em câmara lenta e isso não é a minha vida, eu vou à mercearia em calças de fato de treino!”.

5. Celebre os bons tempos com verdade

Nos seus próprios posts, deixe os seus contactos saber de eventos marcantes como uma promoção ou um prémio mas seja honesto sobre como os alcançou. Kathryne conta-nos “Tento não mostrar aquilo que alcanço como se não envolvesse esforço, isso nunca é verdade!”. A Dra. Pamela sugere que se contextualize as experiências que partilhamos para que os nossos seguidores fiquem com um enquadramento real, por exemplo, podemos dizer “Gostava de ficar assim todos os dias, vejam só o meu cabelo hoje!”.

6. Faça posts com significado

Garanta que a rede social em que está a fazer as suas partilhas tem pessoas que de facto gostam de si e se preocupam, que estejam prontas a fazer GOSTO em cada conquista sua.

“Descobri que os meus seguidores são muito motivadores quando partilho coisas boas sobre mim, o que me traz uma sensação muito positiva, de apoio genuíno”, diz Jamie.