Seja a sua marca: 6 passos para melhorar a sua presença nas redes sociais

Seja a sua marca: 6 passos para melhorar a sua presença nas redes sociaisNa era digital, colocar-se ‘em destaque’ na sua carreira ganhou um novo significado. As contas nas redes sociais estão – literalmente – na ponta dos dedos dos empregadores. “Um feed de Instagram inspirador ou uma presença marcante no LinkedIn desempenham um papel importante na seleção de candidados para uma entrevista ou mesmo na escolha final de quem recebe a oferta de trabalho” diz Gina Fitzsimons, Vice Presidente e responsável por Recursos Humanos na AVON (Estados Unidos da América).

Conclusão: uma identidade digital inteligente é uma verdadeira mina de ouro virtual, que pode ajudá-la a conseguir novos contactos, a controlar a informação que circula a seu respeito e até a mostrar aos possíveis empregadores que é a pessoa perfeita para o trabalho. Leia os seis passos simples que lhe sugerimos para construir a sua marca pessoal da melhor forma!

1. Defina uma estratégia

De acordo com Aliza Licht, guru de relações públçicas e autora do livro “Leave Your Mark: Land your dream job. Kill it in your career. Rock social media”, o primeiro passo para criar uma marca pessoal online é decidir como quer ser vista. Certifique-se de que alinha o seu conceito com a sua profissão e se os seus posts do passado não correspondem à sua visão, considere a possibilidade de os apagar.

2. Mantenha tudo simples

Quer esteja a trabalhar numa sessão fotográfica ou a experimentar um novo restaurante, pense como pode partilhar o conteúdo da experiência que está a ter, em vez de procurar criar novos conteúdos. Como diz a especialista em redes sociais Emily Miethner, presidente e fundadora da FindSpark, “A forma como gere a sua marca pessoa deve ser natural e integrada no seu dia a dia, senão parecerá uma complicação”.

3. Foque-se na plataforma que melhor se adapta a si

Se lê o New York Times online todas as manhãs, partilhar tweets dos artigos será uma coisa natural para si. Se vive com o lema “se não foi fotografado, não aconteceu”, aposte no Instagram. “Há pessoas de todas as indústrias em todas as plataformas, e cada plataforma tem o mesmo potencial de a ligar ao seu emprego de sonho! Explica Miethner.

4. Seja consistente

“Repetição é reputação”, diz-nos Lich. Comprometa-se a colocar posts regulares sobre um tópico que integre a sua marca. Por exemplo, como executiva de comunicação, Licht partilha consistentemente tweets com as suas dicas de relações públicas com a hashtag #PR101.

5. Reconheça outras pessoas

“Se estou num evento empresarial, quando chego já sei qual é a hashtag do evento e os nomes de utilizador do Twitter dos oradores”, diz Miether. Referir os outros no seu campo com menções @, vai ajudá-la a conhecer as pessoas certas. E ter bons seguidores é mais importante que ter muitos seguidores ou fãs.

6. Seja corajosa

De acordo com Miethner, o maior erro que pode cometer é não capitalizar o potencial das redes socias para atingir o sucesso profissional. “Arrisque e coloque-se em destaque. Todas as vezes que se relaciona com pessoas online, é uma oportunidade à sua espera.” Basta perguntar a Licht, que tinha uma colega que vendia relva articial no Texas quando as duas se conheceram. “Agora ela veste celebridades”, conta Licht. “Este é o poder das redes sociais!”.