10 Hábitos que deve planear para atingir os seus objetivos

Já deu por si a colocar uma tarefa ou uma idea num lista sem fim? Post-its de um lado, gravações de voz no telemóvel, lembretes no frigorífico. Parece-lhe familiar? Para ajudá-la a atingir os seus objetivos e a combater a procrastinação, oferece-mos-lhe ideais úteis e simpels realizadas por pessoas de sucesso para melhorar o aproveitamento, motivação e produtividade na sua vida pessoal e no trabalho… Vamos conhecê-las!

Vamos começar por juntar todas as tarefas, objetivos, desejos e sonhos que gostava de ver cumpridos… Tente permanecer realista e fiel a si mesma… É muito importante! De outra forma, objetivos insatisfeitos e irracionais poderão deixá-la ansiosa ou até baixar o seu auto-estima… E isso está absolutamente fora de questão!

Prioritiza os teus objetivos

Divida os seus objetivos entre os mais fáceis e os mais difíceis… Uma vez avaliados, começe a trabalhar nos objetivos mais pequenos primeiro em vez dos grandes, visto que estes últimos certamente envolverão mais tempo e esforço, o que pode levar à frustração … Lembre-se que precisamos manter a sua motivação!

Fale consigo de forma positiva

Hoje em dia, muitos psicólogos sociais, como Amy Cuddy, de Harvard Business School, recomendam praticar “self-nudging”. Este é um método ótimo e muito em voga para se encorajar a si mesma através de pensamento positivo de forma a mudar a sua atitude, influência e capacidade de decisão, e trazer mais resultados. Portanto, começe por dizer coisas simpáticas a si mesma!

Faça listas de coisas para fazer, diariamente

Ouvir “Não tenho tempo” tem-se tornado muito comum nestes últimos tempos… Nós mesmos temos caído na mesma tentação de dizer esta falsa premissa… Mas a verdade é que todos temos tempo! Como é que pessoas bem sucedodas conseguem sempre encontrar tempo para atingir os seus objetivos, e você não? A chave está em focar-se numa coisa de cada vez, em vez de se debater com várias coisas ao mesmo tempo, deixando-as inacapadas ou por fazer…

Para resolver este problema, alguns especialistas sugerem fazer-se listas para ter tudo sob control. Escritos à mão, é a melhor solução! As listas vão fazer com que o seu cérebro acredite que são as únicas coisas que tem que se focar…

Faça o poderoso método de lista de prioridades usado por Warren Buffet, o magnata de negócios americano. Começe por escrever 25 objetivos, depois avalie a prioridade deles entre 1 a 25. Desenhe uma linha a seguir à 5ª prioridade… E aqui é que começa a magia: foque-se apenas em alcançar estas 5 objetivos prioritários e ignorar os restantes 20… É apenas uma questão de concentração nos objetivos principais, e não se distraír com coisas menos importantes…

Acorde cedo

Dê uma chance ao velho ditado “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Para as pessoas matinais, esta dica é uma oportunidade importante para conseguir fazer o seu trabalho com um foco afiado e com menos distrações, que levará a uma maior produtividade!

Se acordar cedo se tornar um pesadelo para si, tente criar o hábito de se levanter sem estar constantemente a tocar no botão Snooze. Lembre-se que apenas demora 21 dias para criar um novo hábito se seguirmos Dr. Maxwell Maltz’s theo.

Mantenha a motivação em altas

Para obter ajuda e mantê-la no caminho certo, use as redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, para partilhar o seu progresso com seus amigos e familiares. Esta estratégia irá forçá-la a sentir-se responsável por falhar, e mantê-la longe de desistir, pois isso poderá decepcionar os seus seguidores. Esta é uma maneira de você chegar à linha da meta!

Pare de procrastinar

As distrações podem ser tentadoras, mas mantém-na longe de atingir os seus objetivos. Então, se distrai facilmente com o seu telemóvel, experimente usar aplicativos para limitar o seu uso (Forest, recompensa-a com árvores em crescimento quando não toca no seu telemóvel), um contador de vezes que desbloqueia o seu telemóvel (Checky), calcular o tempo gasto num aplicativo específico (BreakFree), ou transformar um desafio em tempo de produtividade (Pomodo). Instale-os no seu telemóvel!

Procure tópicos relacionados com educação e aprendizagem, em vez de entreteniemnto

Não seja procrastinadora e não fique a ver séries ou filmes no seu tempo livre! É hora de investir em si mesma, aprender mais, inspirar-se e mudar a sua mentalidade com passatempos produtivos, como ouvir podcasts poderosos, ler mais livros, escrever histórias incríveis ou ver blogs interessantes…

Sabia que estas atividades irão ajudá-la a aumentar sua criatividade e conhecimento, reformular o seu pensamento e ajudá-la a tornar-se numa melhor comunicadora? Assim, não há nada a perder se os fizer parte de sua programação de atividades.

Aprenda com os seus erros

Deixe a negatividade de lado e comece a concentrar-se no processo, não no resultado … É como acreditar em “Aproveite a viagem, não o destino.” Para focar-se nisso, é ideal verificar a sua lista de realização e aprendizagem na sua vida pessoal e profissional. Recomendamos que o faça no final de cada dia para ter uma melhor percepção da realidade.

Visualiza os teus objetivos

Pela manhã, é ideal realizar um exercício de visualização para imaginar começar o seu dia de folga com todos os detalhes, sendo o mais realista possível, e atrair energias positivas! Na verdade, este método de visualização é altamente utilizado com sucesso em Psicologia Desportiva. Porque não usá-lo diariamente na sua vida diária?

Resumindo…

Com estas dicas de planeamento, tem agora em seu poder a materialização das suas ideias e paixões, moldar os seus projetos, perseguir a sua carreira de sonho como trabalhadora independente, como algumas das mulheres que vê a trabalhar para empresas de beleza, ou mesmo para iniciar o seu próprio negócio! O que está à espera para se tornar mestre na vida que realmente quer e investir o seu precioso tempo no que você ama?